sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Nosso projeto.



1. APRESENTAÇÃO
A commedia dell‘arte é uma companhia teatral constituída por um grupo de atores (oito ou doze) que viviam somente da arte, era estabelecido como uma organização nova, com atores especializados e bem treinados para exercer o seu serviço. Chamada de comedia da habilidade, pois os personagens improvisavam suas peças, eles se apresentavam em praças, em cima de carroças ou palcos improvisados e cidades e só depois em teatros. As máscaras da Commedia dell'arte não propõem uma caracterização definitiva dos personagens, elas servem mais para delimitar do que para definir. Geralmente essas companhias eram formadas por famílias. Os atores da companhia teatral tinham uma grande preparação técnica (vocal, corporal, musical...), eles representavam o mesmo personagem por toda a sua vida, ou seja, ele sempre ia fazer o mesmo papel teatral até morrer, por isso sua família trabalhava como um time, cada um exercia um papel. Conforme o texto “Commedia Dell'arte”, escrito pelo grupo Moitará, os personagens teatrais eram divididos em três categorias: os enamorados, os velhos e os criados chamados zannis (intervenções autônomas). São quatro as maiores mascaras da Commedia dell’Arte: Arlequim Pantaleão (magnífica, baseada no galo, peru e galinha) , Doutor e Briguela, no começo da companhia os papeis eram identificados com o nome do ator, pelos vários personagens representados, com o tempo se estabelecendo. A maioria das mascaras da Commedia remete ao mundo animal.

2. JUSTIFICATIVA
A comédia Dell'Arte faz parte do teatro popular por ser caracterizado pelo improviso, desde o começo do século XV na Itália quando posteriormente desenvoloveu-se na França e se manteve popular até o séc.XVIII. sendo assim considerado um movimento de grande importância na História teatral onde nos periodos de sua cultura oscidental a Dell'Arte teve uma presença marcante e desafiadora na sociedade, trazendo uma alta relevancia para o teatro em geral.
Com base nestas informações e ainda nas caracteristicas da peça“Tabarin –Guarda de Honra” foi proposto que nossa turma tea6 do pólo de Sena Madureira Cedup, desenvolvêssemos um projeto de criação de máscaras zoomórficas para caracterizar os tais personagem da peça, onde cada aluno irar desenvolver sua própria criatividade fundamentado na idéias propostas que é possuir uma semelhança entre animal e humano.
Como é um trabalho construído em grupo, mas sendo cada aluno responsável por sua criação vão ser apresentados vários tipos de máscaras, como macaco, gatos, corujas, onças, morcego etc. As cores definidas para a confecção das mascaras pelo o grupo do pólo foram amarelo, laranja, marrom, preto, branco e rosa.

3.OBJETIVO GERAL:
Desenvolver o aprendizado histórico e prático dos alunos de Teatro do TEA 6.

4.OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Conhecer a importância da história da Comédia dell’Arte na atualidade;
• Reconhecer a Comédia dell’Arte
• Conhecer as características dos personagens da Comédia dell’Arte ;
• Proporcionar aos alunos, o conhecimento teórico/prático da construção de máscaras;
• Conhecer textos da Comédia, identificando suas características.
. Compreender o planejamento das máscaras como elemento de consolidação e transformação do currículo escolar na área de artes.
. Valorizar o trabalho em grupo, sendo capaz de ação crítica e cooperativa para a construção coletiva do conhecimento.
. Compreender o teatro como um meio que possibilita através da educação uma organização cultural e social, com função de promover a educação para e na cidadania nos seus diferentes enfoques e princípios pedagógicos.


5. PLANO DE EXECUÇÃO:
• Pesquisar a história da Comédia dell’Arte em textos e endereços eletrônicos;
• Promover o debate em grupo sobre a Comédia dell’Arte;
• Realizar leitura dramática do texto “Tabarin – Guarda de Honra”;
• Participar das oficinas de confecção de máscaras promovidas pela disciplina de Suportes Cênicos;
• Criar máscaras para os personagens do texto “Tabarin –Guarda de Honra”.
. Exercitar a capacidade de representar, simbolizar e construir representações tendo como base a commedia dell’arte.
. Realizar uma atividade onde se compreenda a importância da arte como base de toda a educação natural.

6. CONCLUSÃO:
O projeto curricular de teatro ilustra e exemplifica diferentes maneiras de realizar na prática, aqui as máscaras teatrais são apresentadas como instrumento educativo de grande valia para os educandos, levando em conta uma série de questões como estrutura organizacional, recursos pedagógicos, características dos personagens da commedia, opções de metodologia, entre outras.
Espera-se que os alunos de Teatro da UAB/UnB, da disciplina de Suporte Cênico, sintam-se motivados a trabalhar com máscaras em seus trabalhos artísticos particulares e também em sala de aula, pois todos serão professores da disciplina de Arte e, após esse projeto, terão conhecimentos teórico/prático sobre a Comédia dell’Arte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário